Sabemos o quanto pode ser desagradável aquele cheiro de fritura ou fumaça que se espalha pela casa toda. O que nos leva a buscar soluções, como a instalação de coifas e depuradores para resolver tais problemas.

Em meio a isso, é natural surgirem algumas dúvidas na hora de escolher algum desses equipamentos.

Afinal, quais as diferenças entre eles e como saber o modelo ideal para a sua cozinha?


Basicamente, ambos aparelhos são utilizados para eliminar impurezas como, gorduras e odores indesejáveis enquanto cozinhamos. Além do design moderno que proporciona um charme a mais na decoração.

No entanto, para te ajudar a compreender todas as funcionalidades, vamos esclarecer as principais características e o que você deve levar em conta para fazer uma boa escolha.

Coifa

As coifas funcionam como exaustores, transferindo o ar para fora do ambiente.

Por esse motivo, são capazes de eliminar até 90% de gorduras, vapores e odores. O que também pode ajudar na preservação de outros equipamentos e móveis da cozinha.

No entanto, para que esse processo aconteça, a instalação deve possuir uma saída externa, através de uma tubulação (duto) responsável por conduzir essas impurezas para fora.


Existem dois modelos mais comuns  no mercado: a coifa de teto - também conhecida como ilha - e a de parede.

Como o próprio nome sugere, a primeira é indicada para quem possui a cozinha no formato ilha, com o balcão centralizado. Já a segunda, também a mais comum, é fixada diretamente na parede, logo acima do fogão ou cooktop.


No geral, as coifas são indicadas para cozinhas mais amplas, além de serem consideradas mais potentes. Mas para que elas tenham um desempenho adequado, é necessário levar em conta alguns fatores importantes como: o tamanho do ambiente, o tamanho do fogão e a frequência de uso.

Por serem mais robustas, as coifas também possuem valores mais elevados, em contrapartida, por não precisarem do filtro de carvão, exigem uma manutenção mais simples.

Depurador de ar

Os depuradores tem a função de reciclar o ar, eliminando as impurezas e devolvendo o ar limpo ao ambiente.

Esse processo acontece através de uma dupla filtragem. Na primeira, a gordura passa por um filtro inox ou alumínio, transformando-a em estado sólido. E a segunda etapa é responsável por absorver os odores através do carvão ativado presente no filtro.


Devido a esse procedimento, sua manutenção requer um pouco mais de atenção. Exigindo uma limpeza frequente das grades que acumulam gordura e a troca do filtro de carvão, que não pode ser lavado. Recomenda-se em média a troca a cada 3 meses.


Os depuradores são equipamentos mais compactos, sendo indicados para cozinhas pequenas ou para quem não prepara refeições com frequência. Possuem a capacidade de eliminar cerca de 50% das gorduras e odores.


Os valores são mais acessíveis e sua instalação também é um pouco mais simples, já que não necessita de nenhuma saída externa. 

Ainda assim, é importante estar atento para comprá-lo nas medidas corretas. Geralmente é recomendado que a largura seja um pouco maior que o fogão.


E agora, pronto para escolher?


De fato, pudemos compreender que cada equipamento possui suas indicações e funcionalidades. Seja qual for a necessidade, é de suma importância avaliar as condições de acordo com o tamanho do ambiente e sua utilização.

Além de facilitar a rotina e ser um ótimo benefício para o seu bem-estar!


Conte com a Lovyca para tirar todas as suas dúvidas e contratar os melhores profissionais para realizar qualquer serviço com qualidade, garantia e segurança.

Publicado por Lovyca em 08/10/2021