O sofá possui uma grande influência na decoração, além de ser um convite aconchegante após uma longa jornada de trabalho, ou então, reunir a família para assistir um filme ou receber visitas em momentos especiais.


É claro que quando adquirimos um sofá, esperamos que além de bonito e confortável, também seja uma peça durável. Portanto, para que isso aconteça, é fundamental tomar alguns cuidados para que o móvel tenha seu tempo de vida útil prolongado.


Separamos 7 fatores importantes para que você saiba como pode preservar e garantir uma boa durabilidade do seu estofado.


1. Materiais


Pode parecer apenas uma questão estética, mas a escolha correta do tecido ajuda a definir a durabilidade e resistência do sofá.

Conhecer o material que você está adquirindo também influencia na manutenção correta do estofado, evitando danos maiores.

Também é importante considerar alguns pontos, como: crianças, pets e se o móvel encontra-se na área interna ou externa da casa.


Os materiais mais conhecidos do mercado são:


• Suede: O mais popular entre os revestimentos. Possui um toque macio, e seu acabamento é similar a camurça, além de boa durabilidade e preços acessíveis. Mas para protegê-lo de manchas, recomenda-se que seja feita uma impermeabilização.


• Chenille: É composto por fios de algodão, lã e seda, garantindo uma boa durabilidade. Sua trama possui vincos, não sendo indicado para quem tem animais domésticos.


• Courino: Esse revestimento imita o efeito do couro legítimo. Uma ótima opção para quem tem pets e busca praticidade na limpeza. Possui alta impermeabilidade, podendo ser usado em ambientes semiabertos.


• Veludo: É um tecido clássico para quem deseja uma decoração elegante com um toque de aconchego. Também é recomendado para locais com temperaturas mais amenas. Porém, não é tão indicado para quem tem animais domésticos, pois acumula pelos com facilidade.


• Acquablock: É um tecido impermeável (sem aquele aspecto plastificado) desenvolvido especialmente para áreas externas, como ambientes a beira-mar ou piscinas. É possível encontrá-lo em cores lisas ou com estampas.


2. Limpeza frequente


Uma boa conservação está na rotina de limpeza. Para manter o sofá longe de poeira e outras sujeiras que se acumulam no dia a dia, você pode fazer a manutenção utilizando o aspirador de pó ou um pano úmido, ao menos uma vez por semana.

Caso ocorra algum acidente envolvendo líquidos, procure absorver o excesso com um pano ou papel toalha, mas com cuidado para não agredir o material, dependendo do caso recomenda-se uma limpeza a seco.


Lembrando que se você possui animais domésticos, os cuidados devem ser redobrados, para evitar o acúmulo de pelos e outras sujeiras.


3. Exposição ao sol


É importante evitar que o sofá  fique exposto ao sol, a ação dos raios provoca o desgaste do tecido, enfraquecendo as fibras e causando rasgos. Procure colocá-lo em locais com pouca incidência de luz direta ou utilize cortinas para reforçar a proteção.


4. Cuidados com produtos químicos


Sabe aquelas misturas milagrosas que encontramos aos montes na internet? Pois é, essas receitas podem ser grandes vilãs e causar estragos irreversíveis. Misturas com vinagre, por exemplo, podem danificar a fibra natural do tecido. A composição de produtos alcalinos como sabão em pó e amaciante também podem prejudicar o material. O ideal é procurar por produtos apropriados.


5. Impermeabilização


É uma ótima solução para manter o estofado protegido e livre manchas. Esse procedimento cria uma camada protetora que impede a absorção de líquidos, além de impedir o aumento de micro-organismos que se acumulam com o tempo e são prejudiciais a saúde.

A impermeabilização também pode ser extremamente útil caso você tenha pets em casa. Preservando o tecido e garantindo uma maior durabilidade do sofá.

A manutenção desse procedimento pode ser feita uma vez ao ano ou caso tenha efetuado uma limpeza profunda.


6. Higienização profissional


Além dos cuidados diários, recomenda-se uma limpeza profissional do estofado a cada 6 meses. Isso ajuda a eliminar sujeiras e odores impregnados que não são possíveis de eliminar no dia a dia.

O processo de lavagem a seco não é demorado e você pode utilizar o sofá pouco tempo após o término do serviço. E ainda, a higienização deixa o móvel com um aspecto visual totalmente renovado.


7. Troca do tecido


Agora, caso seu sofá tenha uma estrutura de qualidade, mas já tenha alguns anos de uso e o tecido esteja danificado. Pode ser interessante renová-lo através da troca do tecido. No início do texto abordamos sobre os tipos de materiais e suas recomendações. Se você optar por esse tipo de reforma, precisa encontrar um profissional especializado para orientá-lo sobre todas as condições e ter um sofá novinho em folha.


Está em busca de profissionais especializados para deixar o ambiente mais agradável?

Deixa que a Lovyca resolve! Encontre prestadores de serviços qualificados e com garantia de serviço. Você ainda pode parcelar tudo em até 12 vezes sem juros. Uma ótima maneira para garantir o seu conforto sem pesar no bolso.

Postado por Lovyca em 28/11/2021