O sistema hidráulico é uma das etapas mais importantes na construção de um imóvel, ele é o responsável pela distribuição de água por toda a residência e escoamento do esgoto. Entender seu funcionamento, pode evitar possíveis problemas e prejuízos.

Em primeiro lugar, uma instalação hidráulica de qualidade, deve ser projetada por um profissional. É ele quem determinará onde serão implantadas todas as conexões que compõe o sistema hidráulico: posicionamento da caixa d'água, distribuição das tubulações e conexões, assim como, o abastecimento de água quente nos chuveiros e torneiras.

Para a execução da obra, também é essencial um ótimo encanador que entendas as etapas, ferramentas e peças utilizadas no projeto.  


Como as tubulações não ficam expostas, é comum que não haja preocupação com a qualidade dos materiais. Portanto, evitar esse erro e escolher os materiais adequados, contribui para o sucesso de um projeto eficiente e duradouro.

Após concluir a instalação, recomenda-se que seja realizado um teste para identificar eventuais problemas antes da etapa de fechamento das paredes.


Abaixo você confere mais detalhes para compreender as possíveis causas de vazamentos no sistema hidráulico e como identificá-los para efetuar a manutenção correta.

Problemas hidráulicos mais comuns


Mesmo com um projeto bem elaborado, ainda é possível que ocorram alguns problemas decorrentes do dia a dia ou reformas ao longo do tempo, entre eles:


  • Torneira pingando: Pode não parecer, mas o pinga-pinga constante da torneira, além de irritante, é responsável por um desperdício de água considerável, tal como o aumento significativo da conta no final do mês. O problema pode variar conforme o modelo instalado. Uma atitude comum é tentar fechar a torneira com mais força, o que não é indicado, pois pode danificar ainda mais os componentes internos da torneira, principalmente no caso dos modelos tradicionais que utilizam a vedação de borracha, provocando o desgaste da peça.


  • Ralos e canos entupidos: Um problema frequente em cozinhas e banheiros, já que eles fazem parte da nossa rotina diária. Na pia da cozinha, geralmente o problema está relacionado aos restos de alimentos e gorduras, obstruindo a passagem da água pelo encanamento. Por mais que seja difícil controlar todos os resíduos, é recomendado utilizar um ralo para controlar os restos. No caso da gordura, é importante ressaltar que o óleo jamais deve ser jogado na pia, o ideal é que seja descartado através de recipientes adequados em pontos destinados para sua coleta. No banheiro os problemas mais comuns de entupimento dos ralos, normalmente são ocasionados pelo volume de cabelos - principalmente os fios longos das mulheres - que vão se acumulando com o tempo. No vaso sanitário, jogar papel higiênico e outros resíduos como absorventes, ou em casos mais raros, fraldas, podem ser a grande causa dos entupimentos. Embora seja uma prática comum em alguns países, aqui no Brasil os encanamentos não são projetados para essa finalidade.


  • Descarga: Outro problema comum ligado ao vaso sanitário, está na incompatibilidade entre a válvula e a pressão do sistema, descontrolando o fluxo de vazão da água ou irregularidades no mecanismo da caixa acoplada, ocasionando possíveis vazamentos, que inclusive, às vezes demoram a ser identificados.


  • Baixa pressão da água: Em muitos casos, esse problema pode estar relacionado ao abastecimento das redes públicas, também é importante verificar se há obstruções. Outros fatores podem estar associados ao diâmetro dos canos ou tubulações velhas. A altura da caixa d'água e o número de curvas do encanamento também podem influenciar na pressão.

Principais causas


Além de citar os problemas hidráulicos mais recorrentes em residências e algumas possíveis causas, de maneira geral é importante estar atento a todos os detalhes que podem acarretar quaisquer contratempos, a fim de evitar o desperdício de água e outros prejuízos. Fique de olho:


  • Tubulação sem planejamento: O projeto hidráulico tem o objetivo de otimizar o desempenho e atender todas as necessidades dos moradores. Ter um planejamento adequado pode te poupar grandes problemas futuros, que por sinal, podem ser bem difíceis de resolver. Já imaginou ter que quebrar uma parede inteira para descobrir a origem de um vazamento? Com um projeto em mãos, o profissional pode seguir corretamente todas as etapas de instalação, bem como, auxiliar em futuras manutenções.


  • Má instalação: Pior do que não planejar o sistema hidráulico, é um projeto mal executado. Não atender corretamente aos requisitos básicos, pode resultar em transtornos e gastos inesperados. Para evitar esse tipo de problema, é essencial o conhecimento de um profissional.


  • Incompatibilidade: A escolha incorreta das peças, como tubos e conexões, também podem ser um agravante para realizar uma boa instalação hidráulica. Outro fator importante pode estar na incompatibilidade das louças e acessórios, embora seja natural visualizarmos apenas as questões estéticas, é preciso estar atento a compatibilidade e qualidade das peças.


  • Encanamento antigo: Deixar de realizar as manutenções preventivas, pode favorecer possíveis problemas hidráulicos. Isso porque os tubos sofrem desgastes, ressecamentos, corrosões e outras alterações químicas que refletem na perda da eficiência ao longo do tempo.


Como identificá-los


Agora que você conferiu os principais motivos que ocasionam problemas hidráulicos, recomendamos que esteja atento aos fatores que indicam tais irregularidades para identificá-las o quanto antes.


  • Aumento na conta de água: Um dos primeiros sinais para identificar problemas hidráulicos, pode ser através do aumento significativo na conta. Se não houver nenhum comportamento diferente com relação ao uso da água, pode ser importante verificar a presença de algum vazamento.


  • Rachaduras e infiltrações: Quando a água presente nas tubulações não possui espaço suficiente para dilatar, a estrutura sofre desgastes, provocando rachaduras nas paredes ou em pisos, causando as famosas infiltrações, ocasionando mofos e consequentemente problemas de saúde.


  • Coloração da água: Problemas na tubulação podem ser facilmente identificados através da coloração. Essa alteração pode provocar o funcionamento incorreto do sistema hidráulico, que necessita de água limpa para operar, além de que, a água suja pode provocar doenças aos moradores.


  • Ruídos: Nem sempre estão relacionado a problemas hidráulicos, mas podem indicar irregularidades na pressão do sistema ou emendas e conexões mal instaladas.


  • Mau cheiro: Pode estar ligado a má vedação de peças, assim como, caixas de gordura sem fechamento adequado ou o sistema de esgoto que retorna com o entupimento das caixas, resultando em odores desagradáveis.

Mesmo que aparentemente alguns problemas pareçam fáceis de serem solucionados, efetuar um serviço sem o conhecimento adequado pode agravar o problema.
Não hesite em procurar ajuda especializada. Conte com os profissionais de hidráulica através do Aplicativo Lovyca e tenha um atendimento personalizado com garantia e segurança.

Postado por Lovyca em 31/10/2021