Mesmo que a presença esporádica de pequenos insetos pareça inofensiva, é necessário estar atento caso essa aparição se torne frequente. 

Só quem já passou por esse incomodo sabe que a infestação pode se tornar um grande problema, uma vez que a invasão das pragas possa trazer outras preocupações à saúde e segurança dos moradores. Em razão de que esse animais podem ser perigosos e transmissores de doenças. 

O que é dedetização e como funciona? 


A dedetização é um processo de combate a pragas e insetos, com o objetivo de eliminar os focos onde eles possam se desenvolver. 

Podem ser combatidos seres como: baratas, formigas, escorpiões, ratos entre muitas outras pragas urbanas.

O procedimento é feito através de domissanitários, que são substâncias específicas para higienização e desinfecção domiciliar. Por esse motivo, é de total importância que a dedetização seja feita por um profissional autorizado pelos órgãos competentes, para que ele possa avaliar a intensidade do problema e executar o método mais seguro. Além de estar apto a orientar todos dos cuidados, antes, durante e depois de efetuar o serviço. 

 

Os métodos mais comuns de dedetização são por meio de pulverização, aplicação em gel e polvilhamento.

A pulverização, espalha a substância imunizante - como uma fumaça - por todo o ambiente através de um aparelho. 
A aplicação em gel é feita com uma pistola especial em pontos específicos e é interessante para eliminar pragas residenciais, como baratas e formigas. Embora nesse caso não seja necessário a ausência dos moradores, é preciso ter cuidado com a presença de crianças e animais no local, para que não haja risco de ingestão do veneno.  Já o polvilhamento é feito através de um pó químico, no entanto é uma técnica mais comum em dutos e esgotos.

Após a aplicação por meio da pulverização, é necessário aguardar o tempo de secagem do produto, sendo recomendado aguardar um período mínimo de 4 a 12 horas até que as pessoas possam retornar ao ambiente. No caso de crianças, grávidas, alérgicos e animais de estimação, recomenda-se o retorno após 24 horas. A limpeza convencional da casa aconselha-se ser feita somente após 48 horas.


Outro cuidado importante, está na proteção dos itens utilizados com frequência - alimentos, talheres, roupas e objetos pessoais - que devem ser alojados em local seguro para não haver contato com as substâncias utilizadas na dedetização.

Quando é necessário fazer uma dedetização? 

 

A proliferação de pragas e insetos é mais comum em períodos de calor, entre primavera e verão. Por isso, umas das recomendações é fazer uma dedetização pouco antes dessa temporada.  

Geralmente no início, as aparições são percebidas pelos próprios residentes, que inclusive, tentam exterminar as pragas e insetos por conta própria através de métodos convencionais, no entanto, além de ser uma ação não recomendada, quando o controle não é feito com as técnicas corretas, o problema pode se agravar. Mais uma vez, sendo de extrema importância contatar um profissional. 


Outra dúvida comum é com relação ao tempo de eliminação das pragas. A ação dos imunizantes começa a agir no mesmo instante, mas dependendo do grau de infestação, pode ser que as pragas ainda levem alguns dias até serem totalmente eliminadas. 

Ainda que raro, caso haja insetos e pragas sobreviventes, é necessário o retorno da equipe ao local para reparar o problema.

Com qual frequência deve ser feita a dedetização? 

 

A periodicidade pode virar de acordo com o local e a dificuldade no combate das pragas.

Em residências, o efeito dos imunizantes pode durar cerca de 3 meses. No caso de ambientes comerciais e industriais, principalmente empresas do setor alimentício, esse cuidado deve ser redobrado e a frequência ainda maior.  Alguns setores possuem até mesmo regras específicas com relação a esse tipo de serviço.

É importante lembrar que as possibilidades de proliferação estão por toda parte, por esse motivo, deve-se estar atento a limpeza do jardim, o descarte de lixo, o acumulo de materiais e até mesmo a higiene dos animais de estimação.


Se você está buscando soluções de dedetização em Brasília - DF, conheça o aplicativo Lovyca para localizar os melhores profissionais da sua região e conhecer uma experiência para solucionar qualquer problema sem sair de casa.

Publicado por Lovyca em 17/10/2021